Veja esta análise que mostra a relação de gasto com material de construção e também com os custos com a mão de obra para construção de uma casa. Veja o que você gasta mais quando pretende fazer uma obra.
Luis Ribeiro, profissional com ampla experiência em construção, reforma, compra e venda de imóveis. Saiba mais em sobre o site
Na construção de uma casa os gastos ficam concentrados basicamente sim duas coisas, materiais de construção de custo com mão de obra. É verdade que não se limita a isso, já que você gasta também com documentação, impostos, entre outros gastos menores. Contudo a compra de materiais de construção que vai do básico ao acabamento envolve uma grande soma de dinheiro e também a contratação de pedreiros, arquiteto, pintores, marceneiros e outros profissionais acabam consumindo outra parcela significativa de recursos para construção.
O custo com material de construção geralmente é maior do que o custo com a mão de obra, mas não existe um percentual exato, uma vez que é necessário considerar o tipo de material que você irá comprar, bem como os profissionais que pretende contratar. Como eu construí minha casa recentemente, no meu caso eu gastei aproximadamente 60% do valor total com material de construção e com isso posso dizer categoricamente que foi um valor muito significativo, embora eu tenha procurado economizar muito na compra desses materiais e em muitos casos até optei por produtos mais econômicos e às vezes até de qualidade um pouco inferior visando baratear o custo da construção.
Aproximadamente 40% do valor total da construção foi pago para os profissionais que trabalharam na construção da minha casa, isto inclui arquiteto, engenheiro, pedreiros, pintores e outros profissionais que você necessita para fazer as diversas etapas da construção. Como explicado acima este número também não é fixo em você não pode considerar que em todos os tipos de construção você irá gastar 40% com a mão de obra, pois dependerá muito dos valores contratados e também da qualidade do material que você pretende comprar.
Você pode ter uma referência melhor de preços de materiais e mão de obra dando uma olhada nesses projetos que estão a vendas nesse site (https://www.soprojetos.com.br), lá eles mostram o custo total da construção e o preço de cada uma dessas partes.
O relato acima é referente a minha primeira construção, mas no ano passado eu fiz outra casa e a relação de custo de materiais e mão de obra foi ligeiramente diferente da primeira. Aqui o gasto com mão de obra ficou em torno de 35% do valor total, enquanto que o gasto com materiais ficou em torno de 65%.
Essa diferença ocorreu pelo fato de neste segundo caso eu ter investido um pouco mais em materiais de construção, como portas e janelas melhores, porcelanato ao invés de piso, pias de banheiro sob medida ao invés dos kits tradicionais, móveis planejados, entre outros. Apesar de eu ter gasto mais com mão de obra, o aumento em relação ao material de construção foi realmente bem maior.
Não. Pelo menos não os percentuais que mostrei acima. Observe como já houve diferença em relação aos percentuais de uma casa para outra e se eu fizesse uma terceira casa hoje, certamente seriam diferentes.
Para entender melhor isso analisaremos as duas coisas separadas:
É um engano pensar que em termos de mão de obra estamos falando apenas do pedreiro e sua equipe. Há muitos outros serviços que demandarão profissionais de várias áreas atuando as vezes mais ou menos, dependendo de cada caso.
Uma coisa parece ser regra: A maior parte do bolo de gastos em uma construção vai mesmo para a compra de materiais de construção e se considerarmos que há uma enorme variedade de tipos, modelos e marcas de cada material, podemos economizar bastante com uma boa pesquisa de preços.
Como já explicado acima, quando falamos em mão de obra não estamos nos referindo apenas ao pedreiro e seus auxiliares, mas em uma grande quantidade de serviços que são prestados por outros profissionais ou empresas especializas. Dentre os mais comuns, estão:
A lista dos materiais de construção são bem maiores e com isso relacionaremos os mais comuns ou as categorias desses materiais.