Será que vale a pena, no escritório para trabalhar em casa no chamado modelo home office? Quais são as vantagens e as desvantagens de trocar o trabalho em uma empresa pelo trabalho em escritório em casa?
Luis Ribeiro, profissional com ampla experiência em construção, reforma, compra e venda de imóveis. Saiba mais em sobre o site
O modelo de trabalho home office e é uma tendência mundial e no Brasil já começa a ganhar força também com inúmeros casos de pessoas que deixam os seus postos nas empresas para trabalhar em casa, outros abrem negócios independentes e também define sua base de trabalho em um escritório em casa. Mas qual a vantagem é a desvantagem desse tipo de trabalho? Será que vale a pena ter um escritório em casa para trabalhar?
As vantagens são muitas e elas começam pela qualidade de vida que é atestado quase que por unanimidade pelas pessoas que optaram por este modelo de trabalho. Colabora com a ideia da melhora da qualidade de vida o fato de você não precisar enfrentar trânsito todos os dias para ir e voltar do trabalho. Todos sabem que no Brasil, especialmente nas grandes cidades, o trânsito é um problema bastante sério e criar alternativas para evita-lo no dia a dia é sem dúvida nenhuma uma estratégia bastante positiva.
Mas as vantagens não se limitam a isso, ter um escritório em casa também significa que você poderá ter mais tempo para dedicar a outras atividades como a família, os filhos, academia, igreja, convívio social, leitura, entre outras atividades que você poderá ter mais tempo para desenvolver.
Algumas pessoas ainda consideram a proximidade da família como sendo um fator muito positivo e naturalmente que ao trabalhar em casa você evita certas situações que são comuns nas empresas que acabam não sendo produtivas e às vezes até maléficas para a qualidade de vida.
De uma forma resumida temos:
Mas nem tudo são flores e quem optou pelo modelo de trabalho em casa sabe muito bem dos desafios que é a adaptação a este novo modelo. Primeiro que inicialmente você tem uma sensação de culpa e de certa forma parece que você não está trabalhando direito. Isso acontece especialmente com pessoas que dedicaram longos anos empresas e que tinha um ritmo de trabalho frenético. Desacelerar isso e mudar este comportamento pode causar esta estranheza no início.
Ainda como desvantagem existe o fato de você precisar ter um equilíbrio muito grande para não confundir o trabalho o que você precisa fazer com um estilo de vida que poderá ter, uma vez que está dentro da sua casa. A geladeira é um terrível inimigo, ver TV, os filhos que nem sempre entendem que você está trabalhando e portanto precisa de tempo e espaço, entre outras situações.
Encontrar o ponto de equilíbrio entre a qualidade de vida é a responsabilidade pelo desenvolvimento do trabalho é certamente o maior desafio de quem optar pelo modelo home office e atua em um escritório em casa. Eu acredito que vale a pena sim em muitos casos, mas cada pessoa precisa avaliar bem o seu comportamento e se possível fazer um teste por um período para verificar se você consegue adaptar razoavelmente bem a este novo modelo de trabalho.
Também podemos concluir aqui:
Ao considerar esses aspectos complementares e atualizações, é possível ter uma visão mais abrangente sobre as vantagens e desafios de se ter um escritório em casa para trabalhar, bem como as estratégias para maximizar a eficiência e o bem-estar nesse ambiente.
O home office pode ser uma opção vantajosa para muitos profissionais, mas é importante considerar as vantagens e desvantagens antes de optar por esse modelo de trabalho. É fundamental ter disciplina, organização e um ambiente adequado para garantir o sucesso do home office.