Parede grudada no mudo do vizinho pode gerar problemas?
Será que construir uma casa com uma parede grudada no muro do vizinho ou grudada na parede da casa do vizinho pode trazer algum problema no futuro? Quais os problemas de fazer esse tipo de construção?
Luis Ribeiro, profissional com ampla experiência em construção, reforma, compra e venda de
imóveis. Saiba mais em sobre o site
Lembro de uma casa que eu tinha e que comprei logo que ela foi construída. Como o terreno era pequeno a solução o que o construtor encontrou foi fazer a casa tendo um dos lados na divisa com vizinho, que por sinal também tinha um terreno pequeno e adotou a mesma estratégia, ou seja, tanto a parede da minha casa quanto a dele ficavam grudadas e isto ficou muito parecido com aquilo que as pessoas chamam de casa geminada. Na verdade a casa germinada só tem uma parede separando os dois ambientes, no nosso caso cada um tinha sua parede mas duas estavam encostados uma a outra.
Problemas
Na minha experiência eu tive muitos problemas com esse vizinho a começar pelo barulho que ele produzia em excesso na casa dele e eu acabava ouvindo tudo à minha casa. Quando ele ligava a TV na sala eu ouvia na minha, mas quando ele ligava o som muito alto era uma sensação muito ruim já que parecia que o som estava ligado dentro da minha casa. Também tive um problema de infiltração na parede uma vez que eu não sabia o que tinha do outro lado se não podia conter o problema que estava lá, tive que tirar o reboco da parede e fazer uma mais reforçada utilizando o impermeabilizante para tentar estancar o problema.
Quando fazer
Existem algumas situações em que você pode sim fazer uma parede da casa grudada no muro da casa do vizinho, mas você precisa tomar alguns cuidados para evitar problemas no futuro. Dentre esses cuidados eu recomendo os seguintes:
- Se a parede ou muro dele já estiver construído faça um tratamento acústico entre a sua parede e a dele, se isto não for possível é importante você fazer um tratamento acústico na sua parede com gesso ou outro material isolante acústico. Vale neste caso colocar placas de isopor entre a parede e o muro, que além de ser isolante acústico, também é isolante térmico.
- A criação de uma parede de drayall (gesso) paralela a parede de existente tende a ser uma solução, uma vez que entre as duas paredes coloca-se um material isolante como lã de vidro ou de rocha, por exemplo. Mas a parede de gesso não pode ficar exposta a umidade, portanto é necessário que seja feita apenas em áreas cobertas.
- Antes de você erguer a parede seria bom você passar um impermeabilizante no muro para evitar que se houver infiltração do outro lado ela possa chegar até a parede da sua casa. Um bom impermeabilizante é uma solução relativamente barata e que pode ajudar a evitar muitas dores de cabeça no futuro.
- Use um bom material que seja isolante térmico de acústico na construção para você evitar problemas de ruído vendo do outro lado na parede.
Vantagens de construir parede grudada ao muro
Creio que a principal vantagem de você fazer esse tipo de coisa seja exatamente o fato de você ganhar espaço. Quem tem terreno muito pequeno não tem muita alternativa e acaba tendo que colocar a construção da casa na divisa mesmo. Somente quem tem um terreno um pouco maior é que pode fazer a casa no meio do terreno respeitando os espaços laterais em relação ao muro ou a divisa com o vizinho.
Assim, as principais vantagens podem ser resumidas da seguinte forma:
- Melhor aproveitamento do terreno, pois possibilita ocupar bem o espaço para a construção;
- Pode ser usado como estratégia de privacidade, impedindo assim o contato com os vizinhos.
- Menor custo de construção, pois evita ter de construir o muro lateral, uma vez que estará usando a própria parede.
Problemas que você poderia enfrentar
- Infiltração. Este é o mais temido dos problemas com paredes na divisa. A grande verdade é que a gente não sabe o que ocorre do outro lado e o que ele poderia vir a fazer. Então, tomar certos cuidados neste sentido seria bom.
- Barulho. Como já explicado acima, se o seu vizinho for muito barulhento e a casa dele também for encostada na parede da sua casa, pode ser um problema bem sério, por isso recomendei acima algumas estratégias de natureza acústica para tentar amenizar este problema.
- Dificuldade de manutenção. Outro problema é com uma possível dificuldade com a manutenção da parede do outro lado, uma vez que para ter acesso a ela é necessário entrar na casa do vizinho. Dependendo de quem seja o seu vizinho e do que ele construiu do outro lado, realmente pode ser um caso bem complicado.
Algumas perguntas
Não seria melhor fazer uma casa no meio do terreno, a invés de fazer na divisa do terreno?
Como já foi explicado acima, uma das estratégias de fazer a construção na divisa é exatamente de poder aproveitar mais o espaço do terreno para construção. Assim, se uma pessoa tem um terreno grande, certamente o mais recomendado é fazer respeitando os recuos e colocando a construção no centro do terreno. Uma série de problemas poderia ser resolvido dessa forma.
Mas quando a pessoa tem um terreno muito pequeno, não há muita alternativa e nesse caso acaba sendo necessário encostar em pelo menos em um dos lados do terreno.
Posso fazer uma casa ocupar o terreno inteiro?
Não. Você precisa respeitar os recuos laterais e pelo menos de um lado do terreno a casa não pode ser encostada. Naturalmente que tudo depende da legislação municipal que a sua prefeitura tem, mas na maioria dos casos recomenda-se pelo menos 1,5 m entre a parede e o muro. Assim se você encostou a casa de um lado do terreno, precisará deixar o recuo do outro lado. Algumas exceções são permitidas, mas aí entra na questão da legislação municipal e cada prefeitura trata isso de uma forma ligeiramente diferente.
Glossário de termos relacionados
- Casa Geminada: Tipo de construção em que duas casas compartilham uma parede comum, ficando "gêmeas" uma da outra. São construídas lado a lado, com uma parede separando os dois ambientes.
- Divisa: Limite entre dois terrenos ou propriedades. No contexto de construção, refere-se à linha que separa um terreno do terreno vizinho.
- Infiltração: Problema que ocorre quando a água penetra nas paredes ou no teto de uma construção, causando umidade e danos à estrutura.
- Tratamento Acústico: Conjunto de técnicas e materiais utilizados para reduzir ou isolar o som, evitando a propagação de ruídos indesejados entre ambientes.
- Isolante Térmico: Material utilizado na construção para reduzir a transferência de calor entre ambientes, mantendo a temperatura interna mais estável.
- Drywall: Sistema de construção que utiliza placas de gesso acartonado montadas em estruturas de metal. É leve, rápido de instalar e proporciona bom isolamento acústico e térmico.
- Lã de Vidro: Material isolante utilizado tanto para isolamento acústico quanto térmico. É feito de fibras de vidro entrelaçadas e pode ser usado em paredes, tetos e pisos.
- Impermeabilizante: Substância aplicada em superfícies para protegê-las contra a penetração de água e umidade.
- Recuo: Espaço obrigatório que deve ser deixado entre a construção e a divisa do terreno ou entre construções. Tem como objetivo garantir ventilação, iluminação e privacidade.
- Legislação Municipal: Conjunto de leis e regulamentos estabelecidos pela prefeitura de um município, que determinam as regras para construção, uso do solo, recuos, entre outros aspectos relacionados à urbanização.
Veja também