Veja algumas dicas importantes sobre a limpeza do terreno e terraplenagem para fins de preparação do terreno para a construção. Veja também alguns problemas e soluções.
Luis Ribeiro, profissional com ampla experiência em construção, reforma, compra e venda de imóveis. Saiba mais em sobre o site
Uma das primeiras etapas da construção de uma casa é a preparação do terreno para que a edificação posse ser feita. Normalmente é necessário a limpeza do lote e o nivelamento dele que em muitos casos envolve o processo de terraplanagem. Este processo é importante e abaixo veremos algumas dicas, alguns problemas e suas possíveis soluções.
Quando um lote está coberto de vegetação é muito importante fazer a limpeza dele e retirar toda a vegetação, bem como outras coisas que possam estar sobre ele. A justificativa é muito simples: Se você não limpar e simplesmente aterrar sobre a vegetação, a mesma irá deteriorar e poderá formar uma camada vazia no lugar dela, permitindo que a terra venha a ceder. Por isso, o aterramento ou a base da construção precisa ser feita em solo firme e limpo.
Dica: Contrate uma empresa para limpar toda a vegetação, viva ou morta e garanta que o lote este limpo e que tenha apenas terra.
O nivelamento do terreno geralmente é feito em locais onde isto é possível e a justificativa é para que a construção seja feita em terreno plano. Para pensar no nivelamento é preciso conviver com alguns problemas que irá depender do tipo do solo e também do desnível natural do local. Para isto considere:
Este é o melhor cenário, pois não haverá necessidade de fazer aterramento e apenas nivelar ou alguns casos tirar terra. Geralmente na hora de comprar um lote e havendo disponibilidade as pessoas optam por este tipo de terreno, exatamente por ser mais fácil de nivelar.
Problema: Quando construí uma casa, dada a minha inexperiência na época, pedi para tirar terra e nivelar o terreno considerando a guia da calçada. O resultado foi que a casa acabou ficando muito baixa em relação aos vizinhos que não tiraram terra.
Este é um caso mais complicado pois para nivelá-lo é necessário fazer o aterramento e para fazer o aterramento é necessário fazer um muro de arrimo ou de sustentação. Neste caso normalmente faz o muro de arrimo primeiro e depois enche de terra e faz a sua compactação. Este processo poderá gerar um custo relativamente elevado, dependo do tamanho da área e do desnível dela.
Dica: Ao comprar um terreno que tenha desnível para o fundo atente a este detalhe e procure entender qual será o custo para deixa-lo nivelado para a construção.
Problema: Fazer uma construção sobre um aterro é algo mais complicado, é necessário fazer uma estaca bem profunda até alcançar o solo firme e dependo do volume que foi aterrado o custo com bate estaca e concreto usinado para as colunas pode ser bem alto.
Dependendo do local e das condições do terreno, poderá haver alguns inconvenientes. Por exemplo: Se o terreno estiver cercado de construções fica mais difícil trabalhar. Outra coisa que você precisa atentar é ao tamanho e tipo da máquina que irá contratar. As máquinas grandes fazem o trabalho mais rápido, mas uma máquina do tipo bobcat pode ser uma boa alternativa para a limpeza do terreno e para terraplanagem com pouco volume de terra.
Entulho: Material resultante da demolição ou construção de edificações.
Erosion: Processo de desgaste do solo pela ação da água e do vento.
Muro de arrimo: Muro construído para conter a terra em terrenos com declive.
Nivelamento: Processo de deixar o terreno plano.
Solo firme: Solo com capacidade de suporte suficiente para a construção.
Terraplanagem: Processo de movimentação de terra para preparar o terreno para a construção.
Vegetação nativa: Vegetação original do local.