Se você está pensando em comprar uma casa ou apartamento financiado, veja as dicas de quem já fez esse tipo de financiamento e saiba alguns detalhes importantes antes de você efetuar a compra o iniciar o processo de financiamento.
Luis Ribeiro, profissional com ampla experiência em construção, reforma, compra e venda de imóveis. Saiba mais em sobre o site
Em 2009 eu comprei uma casa como não tinha dinheiro para fazer o pagamento à vista tive que recorrer a Caixa para pedir um financiamento habitacional, dois anos mais tarde precisei vender a casa e a pessoa que comprou também optou por fazer um financiamento, no ano seguinte vendi um terreno e o comprador também optou por fazer um financiamento do mesmo. Desta forma, durante algum tempo estive diretamente envolvido com o processo de financiamento habitacional, aprendi bastante coisa gostaria e compartilhar algumas dicas para quem deseja fazer esse tipo de financiamento.
Não. Para financiar um imóvel o mesmo preciso oferecer condições de garantia do financiamento, desta forma a Caixa leva em conta as condições físicas do imóvel, bem como toda documentação do mesmo. Imóvel muito antigo o que é presente uma estrutura ruim, dificilmente será aprovado pela Caixa para servir de garantia do financiamento. O mesmo acontece com imóvel que não tem documentação em dia.
Você pode comprovar a renda com o holerite na sua empresa, caso trabalhe registrado de maneira formal, com declaração do imposto de renda do último exercício e outras alternativas que a Caixa aceita como comprovação de renda.
Pode demorar um pouco. Isso varia bastante de caso para caso e de situação para situação, nos três processos de financiamento em que estive envolvido, um deles chegou a levar quase 4 meses para que todo o processo terminasse, embora nesse caso houve um erro de documentação e praticamente teve que ser refeito. Normalmente leva de algumas semanas.
Esta é uma dúvida bastante comum é a resposta para ela é que hoje e pelas regras atuais nem a caixa em outros bancos fazem financiamento de 100% do valor do imóvel, no caso da Caixa o máximo que eles financiam e 90% e os dez por cento você deve pagar em dinheiro ou de outra forma diretamente para o vendedor.
Acho que vale a pena para pessoas que precisam de uma casa, que paga o aluguel e não tem outra alternativa. Do ponto de vista econômico não é uma boa ideia, já que na prática você paga muito juros devido ao longo prazo financiamento, mas para uma pessoa que paga aluguel é preferível refinanciar e pagar as prestações da casa própria.