Será que o uso de fachadas com vidro de cima a baixo formando algumas faixas é uma tendência que veio para ficar na construção civil no Brasil? Quais as vantagens do uso dessa estratégia na construção de uma casa?
Luis Ribeiro, profissional com ampla experiência em construção, reforma, compra e venda de imóveis. Saiba mais em sobre o site
Basta dar uma volta por alguns condomínios fechados para você perceber que muitas pessoas estão adotando um modelo de construção onde a frente do imóvel recebe algumas faixas de vidros que vão do teto ao chão, formando faixas verticais totalmente envidraçados e em alguns casos com vários metros de altura. Digo isto referente aos condomínios pois parece que são nesses ambientes onde é mais comum encontrar esse tipo de construção. Será que essa tendência veio para ficar? Será que ela é boa?
Parece que essa tendência é realmente muito forte pois já encontramos em inúmeras construções seguindo basicamente esse padrão e com isto é de se esperar que mais imóveis serão construídos em diversas regiões fazendo o uso do vidro como um dos principais materiais da fachada. Na verdade o uso do vidro já era muito comum mas esse modelo de construção de usar janelas verticais extremamente altas parece ter ganhado mais força ultimamente.
Particularmente eu tenho um pouco de receio desse tipo de uso envidraçamento na frente ou na fachada de uma casa, ao construir minha casa recentemente não adotei esse tipo de estratégia e creio que um dos principais problemas que ele pode ter seja o fato de você precisar criar algum sistema de bloqueio dos raios solares, especialmente se a fachada do imóvel estiver voltada para a incidência direta dos raios do sol. Todos sabem que é onde bate muito sol a tendência esquentar muito e além disso se isto for uma sala, por exemplo, é necessário bloquear esse sol para que se tenha condição de usar o ambiente e em temperatura agradável.
Algumas pessoas poderiam levantar também a bandeira da manutenção já que o vidro é um material que exige bastante cuidado em termos de limpeza e você ter uma fachada extremamente alta tornaria o trabalho de limpeza e manutenção mais complicado de se fazer e portanto neste caso é um fator também precisaria ser pensado o considerado por aqueles que pretendem fazer esse tipo de uso na construção de suas casas.
Por que o uso de faixas de vidro na fachada de casas em condomínios fechados está se tornando comum?
O uso de faixas de vidro na fachada cria um visual moderno e elegante, além de permitir a entrada de luz natural, o que pode ser atraente para muitas pessoas.
Essa tendência de fachadas envidraçadas veio para ficar?
Parece que sim, pois essa tendência tem se mostrado forte em diversas construções recentes, indicando que mais imóveis podem adotar esse estilo no futuro.
Quais são os possíveis problemas de se ter uma fachada envidraçada com faixas verticais muito altas?
Um dos principais problemas é a necessidade de criar sistemas para bloquear os raios solares, especialmente se a fachada estiver exposta ao sol direto, para evitar o superaquecimento dos ambientes internos.
Como a manutenção de fachadas envidraçadas pode ser afetada por faixas de vidro verticais muito altas?
A limpeza e manutenção de fachadas envidraçadas podem ser mais complicadas em faixas verticais muito altas, exigindo cuidados especiais e equipamentos adequados para alcançar áreas elevadas.
Quais são as vantagens de se ter uma fachada envidraçada com faixas verticais altas?
A fachada envidraçada pode proporcionar um visual moderno e elegante, permitir a entrada de luz natural e criar uma sensação de amplitude nos ambientes internos.
Glossário: