Será que dá pra fazer uma casa em um terreno pequeno como, por exemplo, um terreno com 140 metros, medindo 7 de frente e 20 de comprimento ou profundidade? O que dá para fazer com terreno desta metragem?
Luis Ribeiro, profissional com ampla experiência em construção, reforma, compra e venda de imóveis. Saiba mais em sobre o site
Sim é possível fazer uma casa em um espaço pequeno como um terreno que mede 140 metros quadrados, naturalmente não dá pra fazer muita coisa, mas se fizer um bom projeto e aproveitar bem os seus passos é possível sim ter uma casa de tamanho razoável. A conclusão para isso é que eu tinha uma casa cujo terreno mídia exatamente 140 metros quadrados, com 7 metros de frente e 20 de profundidade. Eu não construir casa, pois já comprei ela apronta, mas confesso que o tamanho da casa era bom e atendia muito bem a minha necessidade, só vendi a casa porque a localização não era muito boa, mas se dependesse da construção em si ficaria lá tranquilamente.
Eu tenho ainda na planta dessa casa e ela pode ser vista abaixo. Como podem perceber era uma casa de 3 dormitórios sendo um deles uma suíte, sala, cozinha e banheiro social. Para que isso fosse possível a planta contava com jardim de inverno que era bastante estratégico no sentido de promover ventilação e entrada de iluminação para 2 quartos, bem como o corredor da casa. A casa não era abafada e tinha uma ótima ventilação e iluminação suficiente.
Para que isso fosse possível também foi necessário fazer a construção na divisa do terreno e neste caso é importante você considerar se na sua cidade é possível executar uma planta com esta, pois dependendo do plano diretor na sua cidade, a prefeitura tem exigências específicas para construção como recuo mínimo e talvez essa planta não seja aplicável todos os locais.
Mas esta é uma boa forma de você aproveitar bem um terreno para construção de uma casa razoavelmente grande em um espaço razoavelmente pequeno, como é o caso de um terreno de 140 metros com as medidas acima especificadas.
Vamos ser sinceros, apesar de ser possível a construção em um terreno como este, é fato de que 140 metros é um tamanho muito pequeno para construção de uma casa. E o problema não é só para a construção em si, mas para todo o entorno. Vejamos:
Tente estacionar o carro em uma rua em que todos os terrenos tem 7 metros de largura? O que acontece é que cada terreno tem uma entrada para garagem, geralmente para dois carros e ai quase não sobra espaço que imediatamente já emenda com o terreno do lado e assim por diante.
Outro detalhe é a proximidade das casas que acabam se comportando como se fosse apartamentos.
Diante desses problemas e outros, algumas cidades tem limitado no plano diretor o tamanho mínimo dos novos terrenos e geralmente o tamanho mais indicado é 200 metros quadrados, como ocorreu com a revisão do plano diretor da cidade de Piracicaba no interior de São Paulo em 2019 (Emenda 9 e 10).
Outras cidades deverão, se já não fizeram, determinar tamanhos mínimos que sejam compatíveis à construção de qualidade e o melhor aproveitamento do espaço urbano.
Um terreno de 140 m² é muito pequeno, correto?
Com certeza. Apesar de ser possível fazer uma casa em um terreno como esse, conforme já explicado acima, na prática sabemos que é um terreno muito pequeno e de fato você precisa pensar muito na melhor forma de aproveitá-lo. Ainda assim deve se considerar que o espaço que você tem de sobra é muito pouco e a proximidade com os vizinhos fica muito grande.
Por que existem terrenos tão pequenas assim?
Há duas situações que podem resultar em terrenos pequenos como eles. O primeiro é quando o loteamento já tem essa proposta, ou seja, criar terrenos pequenos a fim de torná-los mais baratos e com isso proporcionar mais opção de compra por aqueles que não tem tanto dinheiro assim. O segundo caso é resultado de um processo chamado de desmembramento de terreno, que ocorre quando uma pessoa tem um terreno e decide dividi-lo em dois. Neste caso o resultado dessa divisão pode ser um terreno bem pequeno como este.
A prefeitura aprova essas operações?
Quanto o primeiro caso, ou seja, a construção de loteamentos com terrenos pequenos, isto é possível desde que haja a aprovação da prefeitura. Cada prefeitura tem a suas próprias normas quanto ao tamanho mínimo de terreno e geralmente sua especificação ocorre no chamado plano diretor da cidade. Sabemos que no passado, muitos loteamentos foram feitos com terreno muito pequenos, mas atualmente algumas cidades tem limitado o tamanho mínimo em padrões um pouco maiores.
Quanto ao desmembramento ele é possível desde que o resultado, ou seja, o tamanho resultante dos terrenos não seja inferior ao tamanho mínimo que a prefeitura estabelece no plano diretor.
Desta forma, é preciso olhar para cada município e qual é a legislação municipal sobre este assunto. Se o resultado do desmembramento ou mesmo a tentativa de criar um loteamento com terrenos inferiores aquele que a prefeitura estabelece na sua legislação municipal, certamente isso não receberá aprovação da prefeitura.