O cartão Construcard da Caixa é uma boa alternativa de financiamento ou não compensa fazer este tipo de cartão? Dá para sacar dinheiro do saldo dele?
Luis Ribeiro, profissional com ampla experiência em construção, reforma, compra e venda de imóveis. Saiba mais em sobre o site
Acredito que é o cartão Construcard da caixa seja uma boa alternativa para pessoas que precisam de dinheiro para concluir a construção ou a reforma de uma casa, desta forma ele se apresenta como uma alternativa bastante viável uma vez que ele foi criado exatamente para atender às necessidades de pessoas nesta situação pontual. Abaixo relaciona alguns motivos pelo qual eu acredito que o Construcard ser uma boa alternativa.
Primeiro devemos considerar que ele é um cartão criado para a construção civil e serve para a compra de materiais de construção e reforma. Outra alternativa bastante interessante dele é que ao fazer o cartão, você terá um prazo para fazer a utilização dele e poderá chegar até seis meses e só depois desse período é que começará a pagar as prestações decorrentes do financiamento, com isso você tem um bom prazo para fazer a compra dos materiais de terminar a construção ou reforma da sua casa e só depois se iniciará o pagamento.
Vale ainda considerar que existe uma grande rede de lojas e estabelecimentos que trabalham com o cartão e que aceitam como forma de pagamento, desde pequenas lojas até grandes distribuidores e com isso você tem uma ampla opção de compra e não ficará preso a a lojas específicas.
Como tudo na vida em que há vantagens, há também as desvantagens e eu acredito que pelo duas podem ser aplicadas ao Construcard.
A primeira é a taxa de juros que é alta. Realmente é uma alternativa que só deve ser usada em último caso, pois se você tiver outras formas de obter o dinheiro com taxas mais baixas, deve considerado.
A segunda desvantagem é que ele serve apenas para a compra de materiais de construção, o que não inclui mão de obra. Ou seja, ele ajuda, mas não resolve totalmente o problema já que você precisará de ter recursos próprios para o pagamento da mão de obra.
Esta é uma opção que não é permitido, ou seja ele não é um crédito que é concedido para você sacar e fazer o uso do dinheiro da maneira que bem entender. O uso dele está condicionado a compra de materiais de construção e à sua utilização só poderá ser feita em lojas e estabelecimentos conveniados pela Caixa e portanto você não poderá ir até um caixa eletrônico ou até o caixa do banco para fazer saque em moeda corrente do saldo disponível que você tem no Construcard.
Não tem problema, ao final do período de 6 meses você pagará pelo valor que utilizou e não necessariamente pelo valor que contratou um. Dessa forma se o seu contrato no Construcard for de 20 mil, mas você tiver utilizado apenas 10 mil, significa que as suas prestações serão calculadas sobre o valor utilizado, ou seja, 10 mil e não os 20 mil contratados.
Bom não é a melhor palavra para descrevê-lo, pois eu diria que ele é adequado a algumas situações e se usado dentro do contexto correto, pode ser considerado bom. O que quero dizer que ele deve ser visto como uma das últimas alternativas, pois a taxa de juros é muito alta e portanto do ponto de vista econômico ele não é uma alternativa muito atraente.
Contudo, se você está com a obra em andamento e já esgotou todos os recursos financeiros e não conseguiu terminar, então creio que neste caso ele faça sentido, já que para muitos deixar a obra parada não é uma opção. De fato não é uma boa opção mesmo e portanto todo sacrifício vale a pena para terminar e mudar para a nova casa.