Como fazer um telhado gastando pouco ou gastando menos?
Quais as dicas para uma pessoa que deseja fazer um telhado de uma casa gastando pouco ou gastando menos com a construção e quais as estratégias que podem ser usadas como materiais e outros visando diminuir o custo de construção de um telhado?
Luis Ribeiro, profissional com ampla experiência em construção, reforma, compra e venda de
imóveis. Saiba mais em sobre o site
Na verdade o telhado é um dos itens mais caros na construção de uma casa, afinal você precisa comprar muita madeira, telhas, calha, entre outros materiais que são necessários para se construir um bom telhado que venha garantir o correto escoamento da água e evitar as indesejáveis goteiras. Mas como fazer um telhado de uma casa gastando pouco economizando bastante na construção dele?
Pode não parecer, mas o custo com o telhado tem uma implicação significativa no custo final que você terá na construção da sua casa. Dependendo do tamanho, modelo e tipo dos materiais que você empregará na construção do telhado, ele poderá ser bem mais econômico ou você poderá gastar muito dinheiro para deixá-lo pronto.
As duas abordagens mais comuns para construção de telhado são os telhados embutidos e o modelo tradicional. É claro que existem variações de cada um deles, mas em linhas gerais os dois modelos podem ser entendidos como visto abaixo:
Telhado tradicional
O telhado tradicional é aquele feita com telha de barro e utilizando madeira para sua construção, este tipo de telhado é bastante comum na maioria das construções residenciais no Brasil e tem como vantagem o fato de oferecer uma boa qualidade e uma durabilidade muito grande. Para quem optar por fazer este tipo de telhado e precisar economizar um pouco de dinheiro, a sugestão é optar por madeira mais barata e também procurar uma telha com um custo mais baixo. Quando eu fiz a minha casa e eu optei por uma madeira tinha um custo de até 30 por cento mais baixo do que é a melhor madeira que havia no mercado e que era amplamente usado em outras construções. Também optei pela telha italiana que é uma das mais baratas em relação às demais telhas cerâmicas ou telha de barro que encontramos no mercado.
Veja algumas imagens de telhado tradicional.
Algumas características de telhado tradicional
- Gasta muita madeira com as diversas vigas, caibros, ripas, pontaletes e outros recursos necessários para a construção da base que servirá de sustentação para as telhas.
- A menos que você queira, não é necessário usar uma madeira muito cara e portanto pode se optar por madeira mais barata, uma vez que ela não ficará aparente. Isto se você tiver colocado laje.
- Se o telhado for aparente ai é necessário investir em uma madeira de melhor qualidade e também ela precisa ser aparelhada para dar um melhor visual. Neste caso, ficaria mais caro ainda, não por ela ser aparelhada, mas por ser uma madeira melhor.
- Dá mais trabalho para ser feito, especialmente a estrutura de madeira que em muitos casos as pessoas optam por contratar um carpinteiro para fazer.
- Embora dependa muito do tipo de telha que você escolher, mas em geral ele é mais pesado pois além de toda a madeira, existem ainda as telhas que normalmente são as cerâmicas ou de concreto, ambas pesadas.
- Pelo fato de essas telhas serem pequenas e depender de que estejam bem ajustadas umas as outras, pode ocorrer incidência de goteiras ou casos de telhas quebradas que resultará em entrada de água da chuva.
- Dentre outros.
Telhado embutido
Mas para quem deseja economizar na construção de um telhado, talvez o telhado embutido ou seja a opção mais indicada. Neste caso é feito uma parte banda alta para esconder o telhado e ao invés de você usar telhas de barro cerâmica, normalmente as pessoas utilizam telhas de fibrocimento que são muito mais baratas e tem maior rendimento, sem contar que o custo de fabricação de um telhado deste tipo é muito mais rápido do que o modelo tradicional explicado acima.
Nem todas as pessoas gostam de telhado embutido, minha esposa diz que a casa fica parecendo clínica, mas evidentemente que ele pode ser bem feito e com isso você ganha em economia da construção dele.
Veja algumas imagens de telhado embutido.
Algumas características de telhado embutido
- Em geral ele é mais simples de se fazer e por mais simples, entenda-se, mais barato. Portanto é uma das primeiras abordagens que se vem à mente quando a intenção é economizar dinheiro na construção.
- Gasta menos madeira, pois geralmente usa-se telhas grandes que dispensa ripas e muitos caibros. Pode ser feito inclusive com estrutura de aço para a sustentação do telhado.
- Normalmente utiliza-se telha de fibrocimento ou algum dos modelos das telhas ecológicas. Geralmente são as telhas grandes que dão um excelente rendimento na construção do telhado e mais economia em termos de custo.
- Exige-se a construção de platibandas em volta para esconder o telhado, mas o custo relativamente baixo e não impacta tanto no final.
- Deve se tomar um cuidado especial com uso das calhas, pois normalmente nesse tipo de telhado você pode gastar um pouco mais com a colocação de calhas e portanto é preciso tomar esse cuidado para que ao economizar de um lado, você não acaba gastando mais de outro.
Como gastar menos no telhado?
As opções disponíveis para gastar menor na construção de um telhado passa pelo escolha dos materiais e do modelo que o mesmo terá. Desta forma, primeiro é preciso avaliar cada caso e entender qual telhado é mais adequado ao seu tipo de construção e qual modelo sugere o uso de materiais mais econômicos. Algumas dicas:
- Telhas de fibrocimento são as mais baratas em relação ao seu rendimento e a mão de obra empregada;
- Há madeiras mais nobres e mais simples que farão uma enorme diferença no valor final do telhado;
- As telhas de fibrocimento, bem como as termoacústicas usam menos madeira e portando podem baratear o custo final, já que a maior parte do valor do telhado está na madeira;
- Telhados embutidos podem ser mais econômicos, mas utilizam muita calha e pode comprometer o custo final;
- Entre outros.
Termos técnicos
- Telhado: Estrutura que cobre a parte superior de uma construção, protegendo-a das intempéries como chuva, sol e vento.
- Madeira: Material proveniente de árvores, utilizado na construção de estruturas, móveis, entre outros.
- Telhas: Peças utilizadas para cobrir telhados, podendo ser feitas de diversos materiais como barro, fibrocimento, concreto ou cerâmica.
- Calha: Canal que recolhe a água da chuva que escorre do telhado, conduzindo-a para longe da construção.
- Valorização: Aumento do valor de um bem ou ativo ao longo do tempo.
- Telhado tradicional: Tipo de telhado feito com telhas de barro ou cerâmica, utilizando madeira para sua estrutura. Caracteriza-se pela sua durabilidade e boa qualidade.
- Telhado embutido: Tipo de telhado que fica escondido atrás de uma estrutura chamada platibanda, geralmente utilizando telhas de fibrocimento, que são mais econômicas.
- Fibrocimento: Material composto por cimento e fibras de amianto ou de celulose, utilizado na fabricação de telhas e outros produtos para construção.
- Platibanda: Estrutura que esconde o telhado, dando um aspecto mais moderno à construção.
- Telhas termoacústicas: Telhas que possuem isolamento térmico e acústico, proporcionando maior conforto ao ambiente interno da construção.
Veja também