Veja como calcular o metro quadrado que é muito utilizado na construção civil para fazer a medida de terrenos, casas, cômodos e outras partes de uma casa. Esta é uma medida muito importante que você precisa dominar bem.
Luis Ribeiro, profissional com ampla experiência em construção, reforma, compra e venda de imóveis. Saiba mais em sobre o site
Seja no projeto ou na execução, o cálculo da área da construção em si é algo feito com muita frequência e um importante referencial para que o resultado final da sua casa saia conforme o previsto e conforme o esperado. Quando você compra o terreno você já utiliza o referencial de metro quadrado, afinal quanto mede um terreno? A resposta virá em m/2como por exemplo a 300 m/2. Quando você está elaborando um projeto da casa o engenheiro ou o arquiteto utilizará o metro quadrado como referencial para determinar o tamanho da casa, tamanho de cada cômodo, corredores, entre outros espaços da sua construção.
Fazer o cálculo do m/2 é relativamente simples, basta você multiplicar a largura pelo comprimento e assim você encontrará o metro quadrado. Veja os seguintes exemplos: imagine que o seu terreno tenha uma largura de 12 metros de um comprimento ou profundidade de 25 metros. Se multiplicarmos 12 por 25 chegaremos ao valor 300, portanto o seu terreno tem 300 m/2.
Imagine agora o tamanho do seu quarto, se você pegar uma trena para medir a largura e o comprimento poderá chegar em valores como 4 metros de largura e 5 de comprimento. Se esse for o caso então podemos dizer que o seu quarto tem 20 metros quadrados.
Veja o exemplo abaixo:
Todas as dependências da casa são baseadas em m/2, uma porta, na janela, espaço da pia da cozinha, o piso, as paredes e assim por diante.
No exemplo mostrado acima o cálculo foi bem simples porque o espaço era regular, mas como calcular o metro quadrado em áreas irregulares? Veja o exemplo abaixo que poderia ser perfeitamente aplicado ao terreno de uma casa.
Neste caso a largura do terreno é diferente para a frente e o fundo e portanto há uma pequena diferente na forma de calcular. Você pode fazer isso de duas maneiras.
1ª fórmula:
10 x 12 = 120 (multiplicar a altura pela frente)
10 x 7 = 70 (multiplicar a altura pelo fundo)
120 + 70 / 2 = 95 (somar os resultados e dividir por 2)
2ª fórmula
12 + 7 / 2 = 9,5 (somar a frente e fundo e dividir por 2)
10 x 9,5 = 95 (multiplicar a altura pelo resultado acima)
Perceba que nos dois casos o resultado foi o mesmo. ou seja, a área acima tem 95 metros quadrados
O metro quadrado também é referencial para compra de materiais, como pisos, laje e outros materiais que dependem da medida de um espaço para sua colocação. Uma vez que você conhece a metragem de um cômodo da casa como um todo, você saberá quando deverá comprar de piso e revestimento, de laje entre outros.
Alguns cuidados
Na compra de pisos e revestimentos, por exemplo, você precisará comprar uma quantidade superior à metragem do espaço onde eles serão colocados. A razão para isso é que ocorre muita quebra de peças e em outros casos é necessário fazer o corte de várias peças para os cantos e outros locais onde não é possível colocar uma peça inteira.
No caso de telhado é importante considerar também o desnível e desta forma se a sua casa tiver 120 m/2, isto acontece no plano, mas quando consideramos o desnível do telhado essa metragem aumenta e portanto é necessário considerar isso na hora da compra de madeira, telhas, manta térmica e outros materiais usados ali.
O uso de materiais básicos como cimento e areia por exemplo não pode ser levado em conta apenas a metragem quadrada, mas também a espessura de reboco e contrapiso, por exemplo. Para rebocar uma parede, pode-se gastar mais ou menos desses materiais dependendo da espessura e esta espessura poderá ser determinada pela própria qualidade da parede, ou seja, quando mais irregular ela estiver, mas massa irá usar.
Como calcular metro cúbico?
Em construção civil e em outras áreas é muito comum o uso do metro quadrado que pode ser usado para calcular diversos tipos de áreas. O metro cúbico é usado para calcular volumes e também é amplamente usado, mas como fazer esses cálculos na prática?
O metro quadrado m/2 é usado não só na construção civil, mas em diversos segmentos da sociedade. A forma de calcular é muito simples, bastando apenas considerar a largura e o comprimento da área em que deseja obter a metragem quadrada. Uma vez que você tem esses valores, basta multiplicar um pelo outro para encontrar o resultado final.
Exemplo: Uma sala mede 5 metros de comprimento e 3 de largura. Multiplicando 5 por 3 chegaremos a 15 metros quadrados.
Assim você poderá usar o mesmo método para medir um terreno, uma casa, uma mesa e outros objetos ou áreas.
Já o metro cúbico segue o mesmo princípio descrito acima, com a diferença que aqui é necessário incluir a altura da área ou objeto em que se deseja obter a medida. Ele é usado para medidas de volumes que pode ser líquido ou sólido. Para entendermos melhor vamos considerar o exemplo de uma caixa com as seguintes medidas:
Para encontrarmos o metro cúbico devemos multiplicar os três valores acima. 3 * 2 * 1,5 = 9 metros cúbicos.
Como calcular km em metros?
Transformar km (quilômetros) em metros é muito simples, afinal estamos falando da mesma unidade de medida, alterando apenas a escala em que cada um deles é usado. O km é na verdade usado para representar uma quantidade de 1.000 metros, então para transformar quilômetros em metros, basta multiplicar a quantidade de km por mil.
Exemplo: Quantos metros há entre dois pontos cuja quilometragem é de 3,5 km?
A resposta é bem simples: 3,5 * 1000 = 3,500 metros
O inverso também é verdadeiro, isto é, se você tiver uma medida em metros e deseja calcular quanto daria isso em km, basta dividir este valor por mil e encontrará a quantidade em km.
No Brasil o km é usado como medida oficial nas rodovias do país, diferente de outros países, como os Estados Unidos que utiliza milha. Já o metro é uma unidade usada amplamente em muitos setores da vida cotidiana, na indústria, serviços, comércio, entre outros.
Quais as unidades de medidas, como metro, km, kg, entre outros?
Durante muito tempo a humanidade se utilizou de medidas relacionadas ao corpo humano para mensurar as grandezas, podemos citar como exemplo o uso do tamanho do pé, da mão, ou do braço como forma de mensurar medidas.
Normalmente o tamanho padrão era adotado com base na parte do corpo de um rei ou governante e isso causava muita confusão, pois as pessoas possuem tamanhos diferentes e sempre que um Rei morria tudo ficava muito complicado.
No ano de 1790 o governo francês encomendou a primeira tentativa de se padronizar estas medidas surgiu então o sistema decimal, que foi adotado em parte incorporado ao padrão utilizado na atualidade chamado de “SI” Sistema internacional de Unidades A seguir algumas medidas do SI :
Unidades do SI
Grandeza | Nome | Plural | Símboo |
---|---|---|---|
Comprimento | metro | metros | M |
Área | metro quadrados | metros quadrados | m/2 |
Tempo | Segundo | Segundos | s |
Massa | Quilograma | quilogramas | kg |
Algumas das grandezas a cimas citadas podem expressas por meio de seus múltiplos, exemplo:
1000 metros = 1 Quilometro, cujo símbolo é km