Casa em condomínio deve ter projeto diferente de bairro aberto?

Será que é a construção de uma casa em um condomínio fechado é diferente daquelas feitas em um bairro aberto? Neste caso existe necessidade de fazer um projeto diferenciado para condomínio pode ser a mesma coisa?

Luis Ribeiro, profissional com ampla experiência em construção, reforma, compra e venda de imóveis. Saiba mais em sobre o site

Primeiro é preciso entender que um condomínio fechado nada mais é do que um bairro como qualquer outro, mas que o acesso a eles é controlado e as suas dimensões são fechadas para evitar o acesso de pessoas que não sejam moradores ou que não tem autorização a entrar. Fora isso, ele segue o mesmo padrão dos demais bairros e portanto o projeto de construção de uma casa dentro de um condomínio não deve ser diferenciado do que aquele feito em qualquer outra região da cidade.

Padrões de construção

Contudo existe uma situação que deve ser considerada em termos de projeto quando a construção foi feita dentro desses condomínios. Existem alguns casos em que o estatuto do condomínio estabelece alguns padrões para construção e se for este o caso é necessário que o projeto seja diferenciado no sentido de atender a esses requisitos estabelecidos pelo estatuto que a associação de moradores tenha previamente aprovado.

Quais mudanças poderiam ser essas?

É difícil dizer uma vez que cada condomínio tem autonomia e portanto a associação de moradores pode determinar padrões de construções específicas para aquele local e este mesmo padrão pode não ser verificado em outros locais. No condomínio onde fiz na minha casa não é permitido você fechar a frente da casa com muro e o espaço entre a parede e à calçada deve ser gramado. A calçada precisa ser feita com partes em concreto e a outra parte em grama seguindo um padrão único de todas as calçadas. Também não é possível fazer uma casa com mais de 3 pavimentos e existe ainda algumas limitações quanto a altura da construção, entre outros detalhes com menor importância.

Tamanho mínimo

É possível que em alguns locais as pessoas determinem tamanho mínimo para a construção, algum padrão mais específico de construção e acabamento, entre outros aspectos que podem ser bastante específicas de cada caso.

Acredito que este seja um parâmetro que possa determinar que o projeto de uma casa para um condomínio fechado tem alguma diferença em relação àquele feito em bairro aberto, se o condomínio não especificar nenhuma característica no seu estatuto, então a construção e consequentemente o projeto pode seguir as mesmas normas de outros locais.

Como sabemos existem os chamados condomínio de alto padrão e normalmente nesses casos as construções são muito grandes e bastante imponente. Muitos acham que nesses locais existem imposição de tamanho mínimo ou padrão construtivo. Contudo não é necessário que isso aconteça, pois os terrenos nesses locais são muito caros e dificilmente uma pessoa compraria um terreno lá para fazer uma edícula. Ou seja, são as próprias pessoas que desejam fazer construções grandes e imponentes, muito mais pelo poder aquisitivo do que por uma imposição de regras.

Prefeitura

É importante considerar que independentemente da posição dos estatutos de seus bairros fechados, a prefeitura tem a sua regulamentação própria para construção civil, devendo o projeto atender aos critérios da prefeitura, independente de onde ele será executado.

A prefeitura não impõe regras específicas como tamanho da construção ou padrão que a casa precisa ter, mas em muitos casos há regras quando a espaço mínimo entre a construção e o muro, distância da construção em relação à rua, quantidade mínima de área verde que precisará ser preservada, entre outros.

Veja ainda

Integração com o entorno e sustentabilidade

Projetos de casas em condomínios fechados devem considerar a integração harmoniosa com o entorno e a sustentabilidade. Isso inclui o uso de materiais ecológicos, sistemas de captação de água da chuva, tratamento de esgoto e energia solar. Além disso, deve-se respeitar a fauna e flora locais, integrando o paisagismo com a vegetação nativa.

Privacidade e segurança

Em condomínios, a privacidade e segurança são prioridades. O projeto pode incluir sistemas de segurança avançados, como câmeras de vigilância e alarmes. A disposição das construções deve garantir privacidade entre vizinhos, utilizando-se de barreiras naturais ou arquitetônicas que não comprometam a estética do local.

Facilidades comuns e Áreas de lazer

Deve-se considerar a proximidade e o acesso às facilidades comuns do condomínio, como piscinas, quadras esportivas e clubes. As áreas de lazer privativas podem ser projetadas para promover o bem-estar dos moradores, com jardins, espaços gourmet e áreas de convivência.

Perguntas

O que é um condomínio fechado?

R: Um condomínio fechado é um tipo de loteamento onde o acesso é controlado e restrito aos moradores e seus convidados, geralmente cercado por muros ou grades.

Quais são as principais diferenças entre construir em um condomínio fechado e em um bairro aberto?

R: As principais diferenças podem estar relacionadas aos padrões de construção estabelecidos pelo condomínio, como altura máxima da construção, padrões estéticos, recuos mínimos, entre outros.

Quais são as possíveis mudanças no projeto de uma casa para atender aos padrões de um condomínio fechado?

R: As mudanças podem incluir a altura máxima da construção, o tipo de acabamento, a largura da calçada, o recuo frontal, entre outros, dependendo das regras estabelecidas pelo condomínio.

É necessário seguir as regras do estatuto do condomínio ao construir uma casa dentro dele?

R: Sim, é necessário seguir as regras estabelecidas no estatuto do condomínio, que podem incluir padrões de construção, tamanho mínimo da edificação, entre outros.

A prefeitura impõe regras específicas para construção em condomínios fechados?

R: Sim, a prefeitura possui regulamentos que devem ser seguidos para construção em qualquer local, como distância mínima da construção em relação ao muro, preservação de áreas verdes, entre outros.

Glossário:

Veja também